FEIRA DE CIÊNCIAS: (ENTRE)CRUZANDO SABERES

As Feiras de Ciências são atividades que proporcionam aos alunos a realização de trabalhos envolvendo pesquisa e investigação que são apresentados ao público. É um momento de discussão de resultados obtidos a partir das ideias de pesquisas levantadas, e uma grande oportunidade para colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Elas são uma forma de construir o conhecimento a partir dos interesses dos alunos, incentivando-os a desenvolver suas capacidades pela pesquisa. No Colégio Monte Castelo, a Feira de Ciência ocorreu em outubro de 2014. O evento englobou as disciplinas de Biologia, sob a supervisão do professor Marcos Vinícius; Física, sob a supervisão do professor Andreadson, e Química, sob a supervisão da professora Elysângela.

Foi um momento em que os alunos do Ensino Médio demonstraram pleno envolvimento com seus trabalhos de pesquisas, domínio do assunto abordado (excelente arguição) e grande capacidade de reflexão, apontando a relevância de suas respectivas investigações para a sociedade. Acreditamos que momentos como esse incentivam a curiosidade e podem estimular o empreendedorismo. Ao incentivarmos a criatividade de nossos alunos, eles passam a descobrir o que eles gostam e quais são os seus potenciais.

518109122014122231

Convém destacar, entretanto, o importantíssimo papel dos professores supracitados, como grandes mediadores do conhecimento. Realizaram-se de forma primorosa as sondagens sobre os materiais que seriam mais apropriados para serem utilizados nos experimentos, quais produzem mais conhecimento para o aluno e como ele entende os fenômenos biológicos, físicos e químicos. Como resultado da excelente orientação dos professores e grande empenho dos alunos, a comunidade escolar e convidados, presenciaram uma magnífica Feira de Ciências, que, certamente, ficará para sempre na memória de seus participantes.