Mesa Redonda Profissões

 Em Colégio Monte Castelo
180311122014155829

Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil. A tomada de decisão é sempre cercada de dúvidas, emoções e influências. Nessa hora, você precisa pesar cada opinião, desejo e vocação para fazer a escolha certa. As pressões familiares, influências de amigos, perspectivas de futuro, mercado de trabalho, remuneração salarial e satisfação profissional têm de ser levados em conta nesta escolha.

Vestibular, carreira, profissão, sonho, vocação, metas, aptidão, futuro, realização pessoal… na mente do jovem vestibulando, essas palavras transitam em ritmo frenético, consequência da infalível pergunta que todos fazem ao final do Ensino Médio: que profissão escolher?

É raro um estudante que passa ileso por esse questionamento. Em geral, ansiedade, angústias e incertezas marcam o período, o que, na visão de especialistas, nem sempre é prejudicial. “Uma dose de ansiedade pode ser benéfica, uma vez que leva o aluno a se dedicar mais inteiramente ao processo de escolha. Não a ansiedade que paralisa, mas a que mobiliza para a vida”, esclarece Alessandra Suplicy Conway, psicóloga em Santos-SP e membro da direção da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais).

Por acreditar que ninguém melhor que o profissional já inserido no mercado de trabalho para falar sobre ele e o dia a dia da profissão, a direção do Colégio Monte Castelo, juntamente com a coordenação pedagógica e a coordenação do vestibular, organizaram uma mesa redonda de profissões, tendo como púbico-alvo os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Este evento aconteceu no dia 29/10 e contou com a presença dos profissionais: Jorge Alberto (odontólogo); Arysson Alessandro (arquiteto e urbanista ); Rogério Almeida (advogado) ; Manoel Veloso (médico) e Jesus Castanheira( engenheiro civil).

Os convidados responderam às várias perguntas, tiraram dúvidas sobre a dinâmica da profissão, mercado de trabalho e, o que é mais importante, procuraram ser o mais transparentes possíveis nos comentários e respostas, visando a uma maior compreensão dos alunos no que diz respeito ao momento da escolha de uma carreira.

Foi realmente um evento riquíssimo e que, certamente, fez toda a diferença nesse momento tão decisivo na vida de nossos alunos.

Posts recentes

Deixe um comentário