A prática esportiva no Fundamental II

Colégio Monte Castelo é uma instituição tradicional no desenvolvimento do desporto escolar, sendo trabalhadas modalidades esportivas como: Handebol, Basquetebol e Futsal. A escola oferece treinamento regulares destas especialidades, um dos objetivos deste trabalho é fomentar a participação dos alunos nos jogos escolares municipais(JEMS) e Semana Castanha.

Os treinamentos oferecidos são baseados na metodologia da República dos Esportes que tem como objetivo a formação do cidadão através do esporte, desenvolver nos alunos valores como: respeito, solidariedade, companheirismo, humildade. Esse trabalho é realizado pelos professores de Educação Física, em conjunto com a equipe pedagógica.

O ano de 2014 foi de muitas conquistas esportivas para o Colégio Monte Castelo, na modalidade handebol a escola conquistou três títulos nos Jogos Estudantis Marabaenses (JEMs), os quais credenciaram a escola a participar da etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), realizada em Irituia.

Na fase regional o colégio conseguiu a classificação para a fase final do handebol infantil feminino e handebol infantil masculino. Esta etapa é chamada de Super JEPs e reúne na capital as melhores equipes do estado.

Para os professore de Educação Física de nossa escola, o esporte e a atividade física são fundamentais na vida de qualquer pessoa. Inseri-los na vida da criança é o caminho certo, mesmo que ela não se torne um esportista, será um cidadão melhor, pois quando uma criança cria vínculos com o esporte, ela tende a carregar essa paixão pelo resto da vida e passa a ter os valores aprendidos no esporte como um norte para a sua formação. “Quando essa ligação acontece, os ensinamentos podem ser utilizados no lado profissional ou para suas experiências familiares. Quando essas lições têm como base a ética, a cidadania e o respeito, isso se torna uma bola de neve positiva e essa criança irá repassar esses ensinamentos e, consequentemente, irá inspirar mais e mais pessoas. Por isso, a importância do esporte como formador de caráter” afirma o professor Gilberto.